segunda-feira, 10 de março de 2014

Máquinas Rodoviárias: escavadeiras shovels.

Algumas questões relacionadas às escavadeiras como, por exemplo, características, classificação, tipos de lanças, rendimento, nem sempre são devidamente conhecidos e divulgados, como oriundas de uma preocupação diretamente revelada por estudiosos e professores.

Dentre uma das características das escavadeiras, posso mencionar o tipo de escavação, que é feito diretamente pela caçamba e é acionada por elementos móveis (cabos de aços, cilindros hidráulicos e motores elétricos independentes).

Geralmente em serviços de mineração, as escavadeiras são acionadas a motor diesel, havendo muito poucas acionadas a motor elétrico.

No artigo de hoje, conheceremos um pouco sobre as escavadeiras com caçamba frontal (shovel).


* Conceito e emprego

De acordo com o Engenheiro Civil, Tadeu Jaworski, a escavadeira com caçamba frontal (shovel) “é uma máquina automotora ou estacionária, provida de lança articulada, (também chamada de torre, em algumas publicações), com braço igualmente articulado, tendo na sua extremidade uma caçamba de fundo móvel” (Equipamentos para Escavação - Compactação e Transporte, 2011, p. 49, destaque meu).

Esse tipo de caçamba é ideal para serviços pesados, devido à grande força de escavação obtida na borda cortante da mesma e à segurança que possui em seus movimentos.

Dentre os empregos, o “shovel” é ideal para escavação de taludes (*) situados acima do nível em que a máquina se encontra e áreas restritas; carregamento de unidades de transporte (caminhão basculante e fora-de-estrada) e bocas de alimentação de correias transportadoras; e formação de depósitos a céu aberto de materiais.


* Escavadeiras com caçamba frontal (shovel)

Existem dois tipos de escavadeiras com caçamba frontal: escavadeiras a cabo e hidráulica (**).

As escavadeiras a cabo (ou pás elétricas a cabo) em seu aprimoramento de design, fornecem máxima produtividade e eficiência de custo. Isso, graças aos esforços dos fabricantes, com a mais recente tecnologia, maior capacidade de carregamento, força de escavação superior e templo de ciclo mais rápido. Esse tipo de escavadeira é usado em mineração de superfície.

A máquina pode ser analisada pela parte inferior e frontal. A parte inferior é composta pelos chassis do truque, chassis (esquerdo e direito) da tração por esteiras, maquinário de propulsão, cremalheira de rotação, disco de rolamento, sistema de anéis coletores e esteiras.

A lança giratória, roldanas da ponta da lança, trava, bloco de sela, suporte para caçamba, mecanismo de movimentação da caçamba, polias e cabos de sustentação da lança, fazem parte dos equipamentos da parte frontal.

Os cabos de suspensão são planejados para manter a lança no ângulo correto. Os cabos móveis são os de elevação, escavação/retração e de movimentação da caçamba. Os cabos duplos de elevação passam por uma roldana da lança através de uma trava e retorna para a roldana do tambor de elevação.

As escavadeiras com caçamba frontal englobam as escavadeiras de cabos (cable excavators) ou mecância (power shovel) que se dividem em: a vapor (steam shovel) e elétrica (electric shovel). As escavadeiras hidráulicas (hydraulic excavators) utilizadas em mineração são equipadas com caçamba frontal (ou pá frontal) de sua escolha e categoria.



Nota: Em seu livro “Power Shovels: The World's Mightiest Mining and Construction Excavators”, Eric C. Orlemann cita as escavadeiras a vapor, gasolina, diesel e elétricas. As escavadeiras mecânicas (power shovels) se enquadram numa categoria ampla das escavadeiras, incluindo as escavadeiras de arrasto (draglines). Não devem ser desconsideradas, as escavadeiras de remoção de rejeitos (stripping shovels), consideradas as verdadeiras gigantes do mundo dos equipamentos móveis.
(*) Terreno em declive. Os taludes também são chamados de encostas, rampas ou morros.
(**) Recomendo a leitura do artigo anterior: Máquinas Rodoviárias – escavadeiras hidráulicas.

Escavadeira hidráulica com caçamba frontal (fonte: Komatsu America Corp.) 

0 comentários:

Postar um comentário

Case Construction Equipment

Case Construction Equipment

Fale com o Autor:

* Edson B. Vidal
Fone: (33) 98428 9011
Email: vidal.edson@yahoo.com.br
EXPEDIENTE: canal informativo do setor de máquinas e equipamentos pesados no Brasil. É proibido copiar os artigos e fotos deste canal, sem a prévia autorização do autor, ou titular dos mesmos. Qualquer artigo copiado ou fotos, devem conter a fonte original. Espero que, todos os leitores saibam produzir seus artigos sem infringir os Direitos Autorais sobre sua Propriedade Intelectual, nos termos da Lei 9610-98 (artigos 101 à 110). Plágio é crime e está previsto no Código Penal (artigos 184 à 186). Todos os artigos estão baseados em informações vigente na data da publicação. O autor se reserva o direito de alterar os artigos sem aviso prévio.

  © Blogger template AutumnFall by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP